Páginas

8 de agosto de 2011

Londres 2012, o Primeiro Jogos Olímpicos Verdes da História!











      No dia 27 de Julho de 2012 mais ou menos 2 bilhões de pessoas estarão assistindo em Londres a abertura do primeiro jogos olímpicos e paraolimpicos verdes desde sua primeira versão da era moderna em 1896. O Cômite Organizador Inglês, desde o início tinha um objetivo: Planejar com excelência um evento que deixe um legado de benefícios que através deles inspire mudanças no comportamento das pessoas de todo o mundo! Os Jogos Olímpicos de 2012 é guiado pela tema "Em direção a um planeta Olímpico". E foi com esse apelo que os Ingleses conseguiram convencer o COI (Comite Olimpico Internacional) a os escolherem como sede do maior evento esportivo do Mundo, queriam mostrar ao mundo como construir um Jogos Olímpicos Verdes. Os Ingleses se preocuparam com todos os aspectos sustentáveis da cidade, água, solo, construção com menos recursos, desenvolvimento da região e o principal, que tudo isso deverá ter mas utilidade após os jogos permancendo por muitos anos, seria uma revolução na construção civil e tudo isso em pouco tempo e com 12 bilhões de dólares de budget.
Os Ingleses escolheram a região de Stadford situada no leste da cidade, a mais pobre e menos desenvolvida de Londres para construir o Parque Olímpico. Stadford tinha problemas com habitações degradadas, lixo contaminado, resto de indústrias e fábricas, redes elétricas estaladas em lugares desapropriados, solo poluído devido a má utilização feita pelas indústrias no início do século e problemas com  encanamentos. Com esse cenário desfavorável o trabalho teria que ser muito bem planejado e a realização bem ágil para atingirem o agressivo objetivo proposto pelo comite Ingles.
Vamos ver quais soluções os ingleses tiveram para seus problemas:
  • Grandes torres elétricas que cruzavam toda a área: sem dúvida era um dos principais problemas, pois eram 52 torres de energia no meio do terreno do parque. A solução foi construir dois túneis de 6km cada, a maior e mais rápida construção de túneis da europa pois a fizeram em 2 anos sendo que normalmente levariam 4 anos.
  • Terra contaminada: Com a construção destes túneis, muita terra foi despejada e perceberam que a terra estava contaminada pela má utilização feita das indústrias da região no começo do século. Porém não seria sustentável jogar esta terra em outro lugar, o que normalmente ocorreria, afetando outra região com um material poluído além de perder oportunidade de reutilizar um material já disponível. Os organizadores queriam reutilizar a terra na construção do Parque, então optaram por limpar a terra retirada. Grandes máquinas lavavam a terra afetada por metais pesados, arsênico, chumbo, mercúrio, zinco e cobre e conseguiram um ótimo resultado de cerca de 80% da terra limpa para ser reutilizada sem perigo no Parque minimizando o consumo desta matéria através da reutilização.
  • Transporte: O Comite organizador impôs para as empresas construtoras que no mínimo 57% dos materiais e resíduos da construção deveriam ser por meios alternativos que não fossem rodovias, isso gerou um certo descontentamento por parte das empresas o que dificultou na negociação, mas a organização sabia do impacto na emissão de CO2 que estaria causando com esta atitude. Então, cerca de 12 toneladas diárias de materiais e entulhos eram transportados através dos rios e de uma linha ferroviária construída própriamente para esta obra olímpica o que no final das contas, foi visto como grande vantagem econômica e ambiental para as empresas utilizarem esta opção de transporte.
  • Gerenciamento dos Resíduos: Muitos prédios antigos, armações metálicas, entre outros, foram demolidos para a construção do Parque, e os organizadores se preocuparam em como gerenciar este entulho gerado ao invés de simplesmente mandarem para um aterro. Todo o entulho foi recolhido e alocado para ser reutilizado em projetos futuros, era o passado servindo como base para o futuro.
  • A construção de Estádio Olímpico: Normalmente as cidades sede constroem estádios monumentais para as Olimpíadas, porém os Ingleses quebraram este conceito quando planejaram seu estádio. Seria um estádio "móvel", ele terá capacidade fixa para 25 mil pessoas e a diferença para as 88 mil seria feita de uma estrutura móvel. Não valeria a pena construir um estádio monumental para depois das olímpiadas ser um elefante branco gerando custos para sua manutenção. O Estádio Olímpico de Londres está planejado para ser de alto nível e que os moradores possam o utilizar após as olímpiadas. Na sua estrutura ao invés de grandes armações de ferro, optaram por uma rede de cabos como uma roda de bicicletas e um tecido fino para cobrir, o que se torna mais leve e diminui drasticamente a utilização de ferro no projeto (veja na figura abaixo o esboço do estádio olímpico).
  • Oportunidade de gerar empregos: A região tinha um grande índice de desemprego e as pessoas não eram qualificadas o suficiente para ocupar postos de trabalho, então o que para muitos poderia ser um problema para a organização apareceu como solução de mão de obra. Contrataram estas pessoas e montaram um programa de treinamentos técnicos e práticos onde estas pessoas em seus postos de trabalho eram acompanhadas por um profissional mais experiênte, assim eram capacitadas gerando oportunidades de desenvolvimento para aquelas pessoas e solucionando um grande problema para os moradores da região. Este projeto criou diversos especialistas para poderem ter oportunidades no mercado de trabalho.

 



      Bom, o artigo já está ficando longo e para a primeira parte podemos parar por aqui. Mas essas informações já servem para começarmos a refletir que é possível mudar desde que todos estejam envolvidos no mesmo objetivo. Na próxima parte continuaremos falando sobre as instalações, sobre os incentivos do governo à atividade física para os Londrinos e faremos uma comparação com a nossa organização para a Copa do Mundo e Olímpidas brasileira, que pelo que vocês já devem imaginar estão um pouco distantes em comparação ao rigoroso planejamento Ingles.
Até a próxima semana.

    Um comentário:

    1. Feliz Natal! E um excelente Ano Novo!

      ¨¨¨¨¨¨¨¨¨★
      ¨¨¨¨¨¨¨¨¨**
      ¨¨¨¨¨¨¨¨¨*o*
      ¨¨¨¨¨¨¨¨*♥*o*
      ¨¨¨¨¨¨¨***o***
      ¨¨¨¨¨¨**o**♥*o*
      ¨¨¨¨¨**♥**o**o**
      ¨¨¨¨**o**♥***♥*o*
      ¨¨¨*****♥*o**o****
      ¨¨**♥**o*****o**♥**
      ¨******o*****♥**o***
      ****o***♥**o***o***♥ *
      ¨¨¨¨¨____|_|____
      ¨¨¨¨¨\_________/

      ResponderExcluir